Lista de Livros Bellum vitae 

A Bellum vitae preparou uma lista de Livro para todos aqueles apaixonados por ciências.

Conheça nossa lista de livro e adquira o seu clicando na imagem do Livro: 

A Origem das Espécies (Português) Capa dura

por Charles Darwin (Autor),‎ Delphim Getulio (Ilustrador),‎ Carlos Duarte (Tradutor)

Charles Darwin apresentou aos seus primeiros leitores as teorias da seleção natural, dando início a discussões fervorosas sobre o tema. Apesar das acirradas polêmicas, as teses do evolucionismo permanecem até hoje, e o nome de Darwin ficou gravado na história. Ainda considerado como um dos mais inovadores e desafiantes tratados biológicos já escritos, A origem das espécies, com sua abordagem sobre os processos evolutivos, chocou grande parte do mundo ocidental, quando foi lançado em 1859. Nesta nova edição, com ilustrações em cada capítulo e prefácio de Nélio Bizzo, especialista no assunto e professor da Universidade de São Paulo, os leitores terão contato com a mais importante obra sobre Biologia jamais escrita.

O gene egoísta (Português) Capa Comum

por Richard Dawkins (Autor),‎ Rejane Rubino (Tradutor)

O gene egoísta foi publicado em 1976. Propunha-se a condensar o enorme corpo teórico já produzido para compreender como espécies surgem e se diversificam, como indivíduos se relacionam e colaboram entre si – e a ir além. Richard Dawkins inovou de muitas maneiras. Introduziu uma linguagem informal e metafórica numa área dominada por reflexões densas e fórmulas matemáticas. Subverteu a percepção intuitiva da importância dos organismos e dos grupos: o gene é quem comanda, quem busca perpetuar-se. Os organismos são máquinas de sobrevivência construídas pelos genes, num processo competitivo de construir a máquina mais eficaz. E a influência dos genes não pára aí. Organismos interagem entre si e com o mundo inanimado, e assim alteram seu ambiente e promovem a propagação de genes presentes em outros corpos. Um dos livros mais aclamados da história da divulgação científica, ele não só apresenta a biologia evolutiva de forma acessível, mas acrescenta uma interpretação metafórica que inspirou gerações de biólogos e simpatizantes: somos máquinas de sobrevivência a serviço dos genes. Desde a sua publicação, foi traduzido para mais de 25 idiomas e sucesso de vendas pelo mundo todo. Um livro atual, que continuará a ser referência obrigatória para quem se interessa pela evolução da vida. Esta edição comemorativa dos trinta anos de publicação traz uma nova introdução do autor. “O primeiro livro de Dawkins, O gene egoísta, foi um enorme sucesso… Melhor de tudo, Dawkins expôs sua biologia – parte dela realmente sutil – numa prosa fantasticamente lúcida. (É, em minha opinião, o melhor trabalho de divulgação científica já escrito.)” – H. Allen Orr, New York Review of Books “O tipo de divulgação científica que faz o leitor sentir-se um gênio.”- New York Times “Dawkins demonstra que idéias complexas, teóricas ou matemáticas podem ser expressadas de forma rigorosa, em linguagem comum. O livro é excelente para aqueles que não foram treinados em evolução entenderem discussões modernas.” – Trends in Ecology and Evolution “Um exemplo esplêndido de como idéias científicas difíceis podem ser explicadas por alguém que as entende e está disposto a fazer o esforço de divulgá-las.” – The New Yorker

O relojoeiro cego (Português) Capa Comum

por Richard Dawkins (Autor),‎ Laura Teixeira Motta (Tradutor)

O relojoeiro cego se tornou um marco da biologia moderna tão logo foi lançado, em 1986. Empenhado em conquistar novos adeptos para o evolucionismo e para o pensamento científico, Richard Dawkins faz aqui uma defesa vigorosa da visão darwinista e põe a nu as falácias polêmicas do criacionismo. Para o zoólogo, a síntese moderna entre as descobertas da genética e a idéia de seleção natural é capaz de fornecer respostas verificáveis e elegantes para o enigma das origens da vida e das espécies. Dawkins descobre exemplos criativos para explicar que, ao contrário do que tantas vezes se imagina, a seleção natural não ocorre por meio de combinações aleatórias: a sobrevivência é um jogo árduo, de regras estritas e definidas. A argumentação do autor faz crescer nossa admiração diante da diversidade da vida, ao mostrar de que maneira o processo de evolução – o “relojoeiro cego” do título – é capaz de produzir obras tão refinadas a partir de elementos tão simples.

O maior espetáculo da terra (Português) Capa Comum

por Richard Dawkins (Autor),‎ Laura Teixeira Motta (Tradutor)

“Estamos cercados por infindáveis formas belíssimas e fascinantes, e não é por acidente, e sim uma consequência direta da evolução pela seleção natural não-aleatória – única na vida, o maior espetáculo da Terra.” Não há interpretações alternativas válidas para a existência da vida neste planeta. Richard Dawkins decidiu escrever um livro para defender essa tese e convencer a todos – sem exceção – de que Darwin tem razão. Depois de oito obras que revolucionaram o pensamento evolucionário, ele traz a público o que chama de seu “elo perdido”, ligando todos os seus escritos: uma síntese pessoal das evidências científicas de que a evolução é, mais do que uma teoria, um fato estabelecido. As evidências da evolução são tão válidas e irrefutáveis quanto, por exemplo, as evidências históricas de que existiu o Império Romano: “Também os seres vivos trazem a história escrita em todo o corpo. São repletos de equivalentes biológicos das estradas, muralhas, monumentos, cacos de cerâmica e até inscrições antigas romanas, tudo esculpido no DNA vivo, pronto para ser decifrado por estudiosos”. Para Dawkins, a visão da vida pelo prisma da evolução guiada pela seleção natural é grandiosa, sublime, e ele não mede esforços para levar o leitor a compartilhar seu arrebatamento. Nem para fulminar com argumentos inatacáveis e humor sarcástico as ideias dos que tentam defender interpretações sucedâneas – vale dizer, os “criacionistas da Terra Jovem”, para quem os seres vivos foram criados por volta de 10 mil anos atrás, e os proponentes do design inteligente, que até acreditam que houve evolução, porém graças a um empurrãozinho divino. Dawkins mostra-se, como sempre, incomparável na arte de traduzir a ciência para não-especialistas. Em sua prosa premiada, a embriologia, o sequenciamento do código genético e o sistema de genes/proteínas que rege a vida ganham clareza e, mais do que isso, fascínio. Suas analogias e metáforas invariavelmente se tornam clássicas. Quem mais pensaria em recorrer à técnica do origami, aos métodos de Sherlock Holmes, a uma sátira do Monty Python e até a um balé aéreo de um bando de estorninhos para elucidar o mecanismo da evolução? “Se Charles Darwin entrasse numa livraria do século XXI e quisesse saber o que foi feito de sua teoria, este é o livro que ele escolheria.” – Publishers Weekly “Richard Dawkins é um expoente dos prodígios da ciência, um defensor da razão e do saber científico e inimigo de todo tipo de misticismo.” – The New York Times

A vida secreta das árvores (Português) Capa Comum

por Peter Wohlleben (Autor),‎ Petê Rissati (Tradutor)

Da lista de mais vendidos do The New York Times, mais de 1 milhão de livros vendidos. “Peter Wohlleben tem encantado leitores e plateias com uma revelação há muito tempo conhecida pelos biólogos: as árvores da floresta são seres sociais.” – The New York Times “Quando descobrimos a verdadeira natureza das árvores – esses seres enormes que lutam pela sobrevivência ao longo de séculos e superam todo tipo de dificuldades –, nós nos perguntamos: ‘Como elas conseguem?’ Este fascinante livro nos oferece a resposta, não em tom de artigo científico, mas de uma conversa agradável com um grande amigo.” – Hope Jahren, professora da Universidade de Oslo, Ph.D. em paleobiologia E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos? Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente. Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

Médico de homens e de almas (edição capa dura) (Português) Capa Comum

por Taylor Caldwell (Autor),‎ Aydano Arruda (Tradutor)

A Bíblia apresenta São Lucas como o médico de coração generoso, bem instruído e autor de um dos evangelhos e do Livro de Atos. Lendas antigas o descrevem como uma pessoa fora do comum, a quem são atribuídos milagres e prodígios antes mesmo de sua conversão ao cristianismo.Em Médico de homens e de almas, Taylor Caldwell combina estas duas imagens de um dos mais importantes da igreja cristã primitiva, caracterizado pela constante preocupação com o sofrimento de enfermos, oprimidos e pobres. A autora pesquisou a vida e as obras de Lucas durante anos, e as descreve de forma romanceada num livro rico em detalhes históricos e de narrativa emocionante.

Biologia – Volume Único (Português) Capa Comum

por Cesar da Silva Junior^Sezar Sasson^Nelson Caldini Junior (Autor)

Biologia – Volume Único é um ótimo livro de biologia básica para aqueles que querem intender mais sobre esta fascinante ciência.

Uma breve história do tempo (Português) Capa Comum

por Stephen Hawking (Autor)

Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Para o iniciado, Uma breve história do tempo é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.“Bem-humorado e extremamente didático, Stephen Hawking demonstra os talentos de um grande professor ao usar o cotidiano para ilustrar teorias extremamente complexas.”The New York Times“Mesmo preso à cadeira de rodas, Stephen Hawking viaja com sua mente por toda a vastidão do espaço e do tempo e desvenda os segredos do universo.”Time“Uma breve história do tempo é a união do entusiasmo de uma criança ao intelecto de um gênio.”The Sunday Times“Uma obra magistral.”The Wall Street JournalBest-seller da Veja

Tópicos de Física – Volume 1, 2 e 3 (Português) Capa Comum


por Ricardo Helou Doca^Gualter José Biscuola^Newton Vilas Bôas (Autor)

Dos mais basicos conceitos Newton ate a magica física moderna.

Uma coleção extraordinária para aqueles que pretendem adentrar no fantástico mundo da Física.

Cosmos (Português) Capa Comum

por Carl Sagan (Autor)

Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo ― e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.

Astrofísica para apressados (Português) Capa dura

por Neil Degrasse Tyson (Autor)

Quem nunca olhou para o céu numa noite estrelada e se perguntou: que lugar ocupo no espaço? O que tudo isso significa? Como funciona? Em Astrofísica para apressados, o aclamado astrofísico e pesquisador Neil deGrasse Tyson responde a essas e outras perguntas que certamente todos já fizeram sobre o universo. De forma clara e sucinta, Tyson traduz o cosmos numa obra organizada em capítulos enxutos, escritos para quem tem pressa, mas que oferecem conhecimentos fundamentais sobre todas as principais ideias e descobertas relacionadas ao universo. Um guia para todos aqueles que apreciam ciência, astrofísica e se interessam pelos mistérios do espaço universal, tão bem revelado ao público por este autor best-seller.

Química geral e reações químicas – vol. I e II: Volume 1 e 2 (Português) Capa Comum

Estas obras fornecem uma visão ampla dos princípios da química, a reatividade dos elementos químicos e seus compostos e as aplicações da química. Tenta-se mostrar a íntima relação entre as observações que os químicos fazem sobre as mudanças químicas e físicas em laboratório, e na natureza, e a maneira como tais mudanças são vistas nos níveis atômico e molecular. Além disso, tenta-se trazer o sentido de que a química não é somente uma história vívida, mas também dinâmica, com importantes desenvolvimentos novos que ocorrem a cada ano.

Para Entender a Terra (Português) Capa Comum

por Raymond Siever (Autor),‎ John Grotzinger (Autor),‎ Jordan H.Thomas (Autor)

Este livro é um guia completo para que busca entender o nosso planeta Terra.

Tratando desde o Big Bang ate a formação geológica atual ele aborda de forma clara e completa sobro tudo o que a ciência sabe sobre nosso planeta.

A Vingança da Geografia (Português) Capa Comum

Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos: Guia prático do estudante

Esta obra apresenta de forma prática e objetiva os processos de elaboração de todos os trabalhos acadêmico-científicos e suas configurações normalizadoras. Desde o trabalho comum das disciplinas até aos trabalhos finais de graduação e trabalhos de conclusão de cursos da graduação e pós-graduação, seja lato sensu, seja stricto sensu. Aqui serão passadas práticas de apresentação e da postura diante de uma banca examinadora além das normas de formatação e padronização da ABNT atualizadas com uma linguagem simples e de fácil compreensão.

Caixa Homero – Ilíada & Odisseia (Português) Capa Comum

por Homero (Autor)

Obras fundadoras da literatura ocidental, Ilíada e Odisseia são muito mais do que poemas épicos que narram a história da guerra de Troia ou do retorno de Ulisses a sua terra natal. Elas são a origem de um enorme repertório mítico que, avançando nos séculos, desempenha até os dias de hoje um importante papel no imaginário e na cultura do ocidente.

Ilíada parece consistir, pelo título, apenas de um breve incidente ocorrido no cerco dos gregos à cidade troiana de Ílion, a crônica de aproximadamente cinquenta dias de uma guerra que durou dez anos. No entanto, graças à maestria de seu autor, essa janela no tempo se abre para paisagens vastíssimas, repletas de personagens e eventos. É nesse épico homérico que surgem figuras como Páris, Helena, Heitor, Ulisses, Aquiles e Agamêmnon, e em seus versos somos transportados diretamente para a intimidade dos deuses, com suas relações familiares complexas e às vezes cômicas.

Odisseia, por sua vez, se tornou também um substantivo comum, que denomina jornadas marcadas por perigos e eventos inesperados, e “homérico” um adjetivo usado para relatar feitos grandiosos, como o regresso de Ulisses a sua terra natal.

O enredo pode ser resumido em poucas palavras. Em seu tratado conhecido como Poética, Aristóteles escreve: “Um homem encontrase no estrangeiro há muitos anos; está sozinho e o deus Posêidon o mantém sob vigilância hostil. Em casa, os pretendentes à mão de sua mulher estão esgotando seus recursos e conspirando para matar seu filho. Então, após enfrentar tempestades e sofrer um naufrágio, ele volta para casa, dáse a conhecer e ataca os pretendentes: ele sobrevive e os pretendentes são exterminados”.

Minuciosamente traduzidos pelo renomado helenista Frederico Lourenço, que também verteu para o português a primeira edição completa da Bíblia grega, estes livros são acompanhados ainda de esclarecedores textos introdutórios, listas de personagens e mapas que ajudam a compreender a complexa geografia homérica.